ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA QUALIDADE
Um sistema de gestão de qualidade deve documentar-se, implementar-se e manter-se atualizado segundo a Legislação em vigor (Portuguesa e Europeia). E necessita diariamente melhorar a eficácia e eficiência.
Assim a organização deve:
Determinar os processos necessários para o sistema de gestão de qualidade;
Determinar a sequência e interação dos processos identificados;
Determinar critérios e métodos para assegurar que os processos são eficientes;
Assegurar que estão disponíveis os recursos necessários para a operacionalização e seguimento do processo;
Implementar ações e guias de atuação que permitam alcançar e monitorizar os objetivos delineados e planificados, permitindo um sistema de melhoria continua e constante aperfeiçoamento.
Uma política de qualidade salvaguarda sempre um MANUAL DE QUALIDADE.
Restantes documentos são procedimentos e respectivos registos.
Estes documentos devem ser submetidos a auditorias internas e externas operacionalizadas ao acaso, estas auditorias têm o dever de aprová-los, revê-los, e fazer uma correta atualização promovendo novas mudanças, documentos legíveis e registros simples e objetivos.
Todos estes documentos devem ser acondicionados pela empresa/organização, esta tem o dever de os proteger, identificar, manter legíveis, e definir o tempo de conservação dos mesmos tendo em conta a Lei de Proteção de Dados Europeus que diz concretamente que devem ser arquivados durante pelo menos um período de 4 anos.
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