CARTA DE MOTIVAÇÃO

" Em paralelo com o mundo a descobrir, há em cada um de nós a questão fundamental da vida a viver. Somos confrontados com os problemas permanentes da existência humana: a doença, o sofrimento, a guerra, a morte. Com a evolução das sociedades surgem novos conflitos, que temos de olhar em frente. Há relações a criar a todos os níveis: familiar, profissional, nacional, internacional. Há normas a adoptar, legislações a inventar para que a vida seja e continue a ser vivível."

Hubert Reeeves, Malicorne, reflexões de um observador da natureza


Excelentíssimos Senhores venho por meio desta carta candidatar-me a um emprego dentro da vossa instituição.

Acredito como ser Humano que todos no nosso interior temos uma história para contar, mas só alguns de nós têm a coragem para se dar a conhecer ao Mundo, mas já dizia o Poeta há palavras que não se dizem e morrem no coração de quem um dia as desejou pronunciar.

Nos recantos gélidos do meu Ser ergue-se a tocha da Esperança, de um Mundo que desperta todos os dias, e que todos os dias me faz querer viver, e me põe a pele de galinha com os meus 5 sentidos.

A minha história é igual a tantas outras trágica e risonha, com Finais tristes e com Finais Felizes, Happy endings, or dark endings.

Um pouco de nós caminha na história de cada pessoa com quem nos cruzamos, por isso por cada momento positivo que lhe proporcionamos, o Karma, vai direccioná-lo para nós.

É certo que apesar de Toda a minha carga científico técnico e Humana, sem dúvida que a espiritual não é dissociável de mim própria.

Também confesso que sou um pouco parecida com os precipícios, ora sou um 8% ora um 180%, um ângulo agudo ou um obtuso as rectas não fazem parte das características da minha personalidade, sempre utilizo o conflito quente, e raras são as vezes que utilizo o frio, não faz muito parte da minha capacidade assertiva confesso, e digamos que para mim por vezes a assertividade passa por falar à parte com uma pessoa e mandar-lhe 3 "berros" a ver se esta se "encherga" ou a ver se sou eu que estou "besga".

É através das pessoas que se cruzam na nossa vida que somos transportadas para uma realidade abstracta e virtual, porque no fundo só uma pessoa é que termina por se conhecer a ela própria, tudo o resto é a computação subjectiva de quem tenta dizer que nos conhece.

Eu de mim falo eu tenho pessoas que conhecem a minha parte muito boa, e outras que por circunstâncias da vida conhecem mesmo a minha pior cara, e no Mundo Profissional eu não vivo para aparências, para o diz que disse, eu vivo para o PACIENTE que tenho perante mim, nem vou trabalhar para fazer amigos, se com o tempo poder juntar o útil ao agradável óptimo, mas das portas do trabalho para dentro há que vestir a camisola da instituição e mais que tudo eu Trabalho para o Utente e com o Utente, inserida numa equipa multidisciplinar que para mim é secundária, porque se o utente não existisse eu estava desempregada, e dentro da Legislação vingente tentar-mos dar o melhor de Nós, como profissionais de EXCELÊNCIA.

Como objectivos específicos pretendo

Promover e melhorar a continuidade dos cuidados, bem como qualidade dos mesmos;

Manter uma relação empática entre profissional de saúde/equipa multidisciplinar/utente inserido no seu contexto familiar e de comunidade; pois aumenta o espírito de equipa, e diminuiu os conflitos frios, dentro das equipas;

Personalizar e uniformizar a qualidade dos cuidados prestados, utilizando o Nic, Noc e Nanda e respeitando as linhas orientadoras (guedlines) existentes, bem como das checklist (sign in ; time out;sign out);

Valorizar e dignificar a minha profissão que é a ENFERMAGEM;

Registrar os cuidados prestados permitindo a avaliação e evolução do estado do utente;

Aumentar a responsabilização, e assumir objectivos gerais e específicos anuais, com metas tangíveis e concretizáveis;

Autoformação e heteroformação por parte da Instituição, mas também por minha própria iniciativa (exemplo: utilização de dispositivos médicos, constantes inovações tecnológicas exigem adaptação constante e permanente);

Cumprir o código deontológico e ético moral que jurei em prol do utente, Saber Ser, Saber Saber e Saber Fazer.

Escrita por:

Sandra Isabel Nunes Cruz

Apeartd President in Portugal



Comentários

Mensagens populares deste blogue

12 Cranial Nerves — Functions and Mnemonics

Hemorrhoids (Piles) — Symptoms and Treatment