DEDICATÓRIA A NUNO JOSÉ TAVARES LOPES

Eu Sandra Isabel Nunes Cruz, venho por meio desta carta agradecer a este GRANDE HOMEM que muito tem dignificado a Enfermagem Portuguesa o facto de ter confiado em mim para ser a Presidente da APEARTD, tenho um largo caminho a percorrer aprender a ser tolerante, bem como a ser ponderada, e saber que o tempo e a preserverância fazem um conjunto maravilhoso, se conseguir concentrar-me que por vezes não é nada fácil de conciliar com a hiperactividade e a disléxia.

Fomos 3 pessoas que chegamos atrasados de Alfa Pendular em 2006, ao ICBAS, e coincidências da vida a "Ceuzinha" minha colega de Faculdade da Jean Piaget disse-nos a nós 3 estranhos que nos sentassemos a seu lado, destes 4 colegas que se tornaram 4 grandes amigos nasceu um sonho a APEARTD, e assim com a melhor das intenções fundamos a APEARTD.

Nuno José Tavares Lopes ensinou-me que uma agenda eficaz é um método para o sucesso - Actual Membro Honorífico, o Nuno era uma força da natureza decidido, com os os objectivos claros, com um poder de discurso verbal  marcante, tem o poder da palavra.

Patrícia Jorge ensinou-me que a preserverância são as bases fundamentais do SONHO, e que tudo tem um momento certo para acontecer.

A Maria do Céu passava a vida a levar-nos a Gaia a apanharmos o Alfa porque chegavamos sempre atrasados ao da Campanhã, ela dava a agilidade mental que nos fazia únicos.

Rimos, choramos compartimos momentos maravilhosos e juntos fomos com o NOSSO SONHO "prá" frente no ano que estivemos juntos no Porto fazíamos questão de provar a gastronomia do Porto, beber da sua cultura, de passear por Gaia de provar bons vinhos e sobremesas, de nos rir-mos como uns perdidos, de comermos gelados, de irmos para o Hotel estudar que nem uns desalmados para aprovar-mos as práticas de Reanimação e de Abordagem ao Politraumatizado.

A APEARTD, nasceu de uma ideia e foi o Nuno que com o seu carisma e forte poder de Liderança fez com que o Hospital de Santa Maria, nos deixasse sediá-la, no serviço de anestesiologia, e que convidou mais 11 pessoas para integrarem a lista dos 15 membros fundadores que constituem os Órgãos Socias da APEARTD.

Ficou decidido que esta equipa de 15 membros fundadores seria constituído, por pessoas de vários Hospitais de Portugal e do Sistema de Saúde Público e Privado.

Que a 23 de Junho de 2012 é alterada para 16, com a entrada de Abílio Silva, a decisão recaiu sobre ele porque é um reconhecimento a um Enfermeiro, que aos seus 31 anos coordena a UCI de coronários do Hospital de Santo António EPE, é docente, a maioria dos membros era do sexo feminino, e eu acredito que o equilíbrio advém do 50%/50% e tínhamos apenas 2 membros no Porto. Deste modo acredito que o meu antigo cargo de secretário fiscal fica bem entregue.

Se o projecto ficou parado durante algum tempo foi porque em 2008, o Nuno entrou em Medicina com o NOSSO total apoio e encorajamento;

Eu fui para Madrid, em prol da minha Vida PESSOAL;

A "Nicas" entrou no Mestrado;

E com a "Ceuzinha", vivia no Porto e por vezes as distâncias geográficas levam a um distanciamento.

Mas estes 4 Mosqueteiros vamos viver para sempre no coração uns dos outros;), com os nossos defeitos e as nossas virtudes.

A nossa ALEGRIA, o Nosso Humanismo, as Nossas Lágrimas vão ser ETERNAS no seio das nossas FAMÍLIAS, AMIGOS e COM OS COLEGAS DA EQUIPA MULTIDISCIPLINAR COM OS QUAIS TIVEMOS O PRIVILÉGIO DE TRABALHAR, em prol de UM CUIDADO DA PESSOA HUMANA DE QUALIDADE.

Um muito obrigada a quem desde o início deste SONHO nos apoiou e ajudou a torná-lo possível.

A actual Presidente da APEARTD

Sandra Isabel Nunes Cruz



Comentários

Mensagens populares deste blogue

12 Cranial Nerves — Functions and Mnemonics

Hemorrhoids (Piles) — Symptoms and Treatment